Blog

5 dicas para cuidar da higiene bucal dos pequenos

A higiene bucal é um hábito que deve ser desenvolvido desde quando somos pequenos. Além de prevenir o mau hálito, a escovação correta dos dentes inibe várias outras doenças que podem surgir na boca.

Para te ajudar a cuidar dos dentes das crianças, o Mercantil Atacado se juntou com a linha Peppa Pig da Dentalclean e separou algumas dicas para facilitar a escovação dos dentes das crianças.

Local apropriado

Quando for escovar os dentes das crianças, certifique-se que o local de escovação é seguro. Não force a criança subir na privada para alcançar a pia, em vez disso, providencie um banquinho firme para subir. Outra dica é utilizar copos com água para a criança fazer o enxágue, caso não alcance a torneira.

Exemplos dos pais

Os pais sabem que as crianças gostam de seguir os passos dos adultos ao seu redor e imitá-los. Por isso, dê exemplo na hora da escovação e idas ao dentista. Dessa forma, será mais fácil manter a higienização bucal da criança.

Que escova usar?

Até os 6 meses de vida, é recomendado que a higienização bucal do bebê seja feita com uma dedeira ou até mesmo uma fralda de pano, com a ajuda de água filtrada. Conforme a criança for crescendo, você deve utilizar escovas de dentes específicas para a sua faixa etária, como as da linha Peppa Pig da Dentalclean. Lembre-se de trocar as escovas mensalmente, ou conforme vão ficando gastas.

E a pasta de dente?

Quanto ao creme dental, você deve utilizar aquele que possuem o gosto e a quantidade de flúor específica para crianças. Quando os dentes estiverem começando a nascer, utilize uma quantidade equivalente a meio grão de arroz, e passe a aumentar essa quantidade de acordo com o nascimento dos dentes.

Quando começar a usar o fio dental?

O papel do fio dental é limpar o espaço entre os dentes que a escova não alcança. A partir do momento que a criança tiver dentes juntos, o uso é necessário. Os pais devem passar o fio dental na criança até que ela tenha, aproximadamente, 8 anos. Depois disso, devem orientá-la para que passe sozinha.

Gostou desta matéria? Compartilhe! E para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Mercantil Atacado.