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Aparência dos alimentos está entre os principais determinantes para aquisição, consumo, aceitação e preferência

 

 

Por: Redação Mercantil Rodrigues

 

A lógica tradicional do mercado segue o princípio de que os principais influenciadores no consumo de alimentos e bebidas são preço e qualidade. Mas essa lógica parece estar mudando. A popular expressão “comer com os olhos” a cada dia se torna mais verdadeira.

De acordo com relatórios de tendências de consumo no Brasil e no mundo analisados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a apresentação do produto tem ganhado destaque, influenciando não apenas o desejo de consumo, mas também a percepção do consumidor. De acordo com o estudo, quanto melhor for a apresentação do alimento, melhor o conceito que o consumidor terá e mais propenso ele estará para comprá-lo.

A análise, que aponta sinais de crescimento da demanda por produtos que atendam a critérios de qualidade, saudabilidade e sabor como influenciadores no consumo, destaca principalmente o aspecto visual do produto como fator que motiva os consumidores na hora da compra. O estudo vai de encontro a uma pesquisa realizada por professores do Instituto de Culinária da América, em Nova York, que apresentou os efeitos da neurogastronomia, concluindo que a aparência de um alimento influencia não apenas no desejo de consumo, mas até mesmo na percepção de sabor. 

De acordo com a analista de competitividade do Sebrae, Mayra Viana, a aparência do produto é um atributo muito valorizado pelo consumidor brasileiro. Além disso, de acordo com a analista, a textura e o aroma dos alimentos também são avaliados no momento da escolha.

Com a população cada vez mais exigente, Mayra afirma que é importante que o comerciante estabeleça uma base sólida de fornecedores confiáveis, com produtos que atendam a critérios de qualidade e até mesmo com selos e certificações, e se preocupe verdadeiramente com a origem dos produtos, com a segurança do alimento e com sua qualidade nutricional, já que essas variáveis também contribuem para uma apresentação mais favorável do produto.
 

Lição do varejo        

Segundo a pesquisa A Hora Certa de Ativar o Shopper, divulgada pela Nielsen, para 11% dos consumidores o item que aparece como principal gatilho na hora de decidir por uma compra é a embalagem, demonstrando que quando o assunto é aparência e consumo, o varejo também prova que o consumidor cada dia mais recorre a critérios estéticos para escolher seus produtos. Ainda de acordo com a pesquisa, 70% das decisões de compra são tomadas em frente à gôndola. O shopper (comprador) gasta 15 segundos nos corredores dos supermercados e dá atenção de apenas 1,6 segundo para cada estímulo visual, o que gera a necessidade de diferenciação e apelo visual para captar a atenção e o interesse.     

Foco na aparência, mas sem descuidar do preço    

Apesar do aumento do interesse pela questão visual dos alimentos e produtos, Mayra afirma que o preço continua sendo um atrativo importante. “No Brasil e no mundo os sinais ainda são de crescimento da demanda por produtos diferenciados que atendam a critérios de qualidade, saudabilidade, sabor e boa apresentação, mas o preço também tem pesado na escolha do consumidor”.

Cada vez mais competitivo, o mercado está gerando um número excessivo de produtos semelhantes, com mesma tecnologia, mesmo preço, mesmo desempenho e mesmas características. Para a analista, apresentação e estratégias de branding (gestão de uma marca) passaram a ser os grandes diferenciais de um produto ao criarem o impacto visual necessário para sua identificação no ponto de venda. “Uma boa apresentação não apenas atrai o consumidor, mas também estabelece contato emocional com ele”, afirma.
 

Capricho e sensibilidade no preparo dos alimentos       

Se nos números a boa apresentação se mostra como um dos principais fatores que motivam os consumidores a compra determinado produto, a chef Manu Buffara, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, aponta outros fatores importantes. Manu afirma que, apesar da criatividade ser um item indispensável, a boa apresentação de um produto não é o único item que necessita de atenção.

A chef explica que a criatividade na apresentação de um prato ou de um produto aliada ao carinho e o amor no preparo são elementos que criam um relacionamento saudável com o cliente e que transcende a questão do preço, superando até mesmo um produto que não saiu muito bonito. “O cliente sente quando o produto foi feito com amor. Cada comida exige um vestido, um rosto, uma tradição. Cada comida tem seu tempo e lugar, e isso não é questão de dinheiro, mas sim de sensibilidade, capricho e carinho. Isso também faz a diferença”, finaliza.          
 

 

7 itens para aperfeiçoar a aparência dos alimentos

Desde um lanche simples a um prato de alta gastronomia, caprichar nos detalhes pode ser determinante para o sucesso de um alimento!

1. Evite exagerar nos detalhes. Assim como o excesso de ingredientes pode prejudicar o sabor, o excesso de elementos pode gerar o efeito contrário de uma apresentação atraente.

2. Use ervas, especiarias, ou raspas de frutas cítricas para decoração.

3. Evite servir porções muito grandes. Quanto menores elas forem, melhor será o aspecto visual dos alimentos.

4. Tenha cuidado com as cores dos produtos utilizados na produção dos alimentos. Predominância de tons próximos pode deixar o alimento monótono, enquanto o contraste entre as cores pode resultar em um efeito bastante atraente.

5. Atente-se à louça escolhida para servir. Em geral, louças claras combinam com alimentos de cores mais vibrantes e louças mais escuras harmonizam com alimentos de cores mais claras.

6. Ao servir lanches, capriche na forma de entrega. Um sanduíche natural entregue em uma embalagem atrativa e higiênica eleva o status do produto.

7. Ao produzir alimentos fritos, utilize óleo de qualidade para a fritura e substitua-o adequadamente. A qualidade do óleo interfere não apenas na aparência, mas também no sabor, na crocância e na qualidade nutricional do alimento.

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