Facebook

Blog

Nos serviços de alimentação, as boas práticas de higiene devem ser obedecidas por quem manuseia os alimentos.

Nos serviços de alimentação, as boas práticas de higiene devem ser obedecidas por quem manuseia os alimentos. Essas regras devem ser observadas desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo dessas rotinas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. As recomendações abaixo foram retiradas de um documento de orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Ambiente de trabalho

O local de trabalho deve ser limpo e organizado. Para isso, mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e ao final das atividades de trabalho. A sujeira acumulada é ideal para a multiplicação de micróbios. Portanto, manipular alimentos em um ambiente sujo é uma forma comum de contaminá-los. Para se ter uma ideia, uma colher de chá de terra pode conter até um milhão de bactérias.

Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas e devem ser retirados os objetos sem utilidade das áreas de trabalho. As superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas e mesas, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras e trincas. Esses defeitos favorecem o acúmulo de líquidos e sujeiras e restos de alimentos, possibilitando que os micróbios patogênicos se multipliquem rapidamente. Não se esqueça de que essa regra também se aplica às tábuas de corte utilizadas no preparo dos alimentos.

 

Manipulador de alimentos

A pessoa que lava, descasca, corta, rala ou cozinha os alimentos deve estar sempre limpa e usar os cabelos presos e cobertos com redes ou toucas. O uniforme deve ser usado somente na área de preparo dos alimentos e deve ser trocado diariamente. Brincos, pulseiras, anéis, alianças, colares, relógios e maquiagens devem ser retirados para a manipulação dos alimentos.

Naturalmente, é fundamental lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de usar o banheiro, de atender ao telefone e de abrir a porta. Na área de preparo, a pia para lavar as mãos não deve ser a mesma para a lavagem dos vasilhames. As unhas precisam ser mantidas curtas e sem esmalte.

Essas práticas são fundamentais para manter as condições de higiene adequadas em qualquer estabelecimento que manipule alimentos.

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados