Quando pensamos em queijos, logo nos vem à cabeça o vinho, não é? Não neste texto! A harmonização de cervejas com queijos também faz muito sucesso. A cerveja é considerada uma bebida que combina com tudo, pois ela tem inúmeros estilos, cores, aromas e sabores, cada um com suas características. A dica geral, para não ter erro, é combinar cerveja e o queijo de acordo com a força do sabor. Ou seja: para queijos suaves, cervejas suaves; para cervejas fortes, queijos fortes. Claro que outras combinações, além dessa linha, são possíveis e muitas vezes excelentes.
A Proibida tem algumas dicas de como conectar o gosto da cerveja com o sabor do queijo. Para começar, confira as regras básicas:
- Cervejas delicadas e leves com queijos frescos e suaves;
- Cervejas com gosto de malte, como a Proibida Puro Malte, com queijos macios e com leve gosto de amêndoas;
- Cervejas mais amargas com queijos mais salgados;
- Cervejas fortes e com mais açúcar com queijos azuis.
1. Cervejas leves combinam com queijos frescos, como ricota, feta e muçarela, que são tão leves quanto elas.
2. As cervejas escuras, do tipo dunkel, porter e stout, são bem harmonizadas com queijos duros como grana padano, parmesão e pecorino.
3. As famosas cervejas de trigos são ideias para harmonizar com queijos como brie e camembert.
4. Queijos defumados têm sabores complexos e combinam muito bem com cervejas do mesmo tipo, ou seja, produzidas a partir de maltes defumados.
5. Já os queijos do tipo branco mole, como o brie e camembert, combinam muito bem com geleias, eles casam perfeitamente também com as cervejas dos tipos weissbier e witbier.
6. Nas cervejas, encontramos aromas e sabores muito semelhantes aos dos queijos, como os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo. Por isso esta dupla é só sucesso!