Facebook

Blog

Em todas as regiões do País, a refeição é apreciada e consumida com uma grande variedade de acompanhamentos

 

 

Por: Redação Mercantil Rodrigues

 

O churrasco é uma refeição que está presente na cultura brasileira. Sempre que há alguma festa ou comemoração, ele é lembrado, e em quase todas as famílias há uma pessoa responsável por preparar as carnes e cuidar da churrasqueira. Esse hábito na alimentação dos brasileiros foi confirmado numa pesquisa realizada pelo Groupon, em cinco países da América Latina, sobre comportamentos gastronômicos, revelando um pouco a respeito do paladar e das práticas mais comuns de alimentação dos latino-americanos.

Cerca de cinco mil pessoas participaram do estudo, realizado em países como Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México. Por aqui, foi comprovado que o prato favorito é o churrasco, escolhido por 28% dos entrevistados. Os mais conservadores afirmam que churrasco de verdade é só aquele feito com carne bovina e sal grosso, porém, com a popularização dessa deliciosa iguaria, outros ingredientes também foram sendo acrescentados, como aves, suínos, peixes e até legumes.

 

Cortes e acompanhamentos

Priscila Bastos, compradora de perecíveis do Mercantil Rodrigues, afirma que os cortes mais utilizados na preparação do churrasco são: picanha, maminha, cupim, alcatra, fraldinha e contrafilé. “Além das carnes, os acompanhamentos são importantíssimos e se destacam arroz branco, feijão tropeiro, vinagrete, maionese, saladas e as mais diversas farofas, variando de acordo com cada região do País”.

Mas o churrasco brasileiro não é feito apenas de carnes e acompanhamentos: as bebidas também são indispensáveis! “As cervejas e os refrigerantes são bebidas praticamente obrigatórias nos churrascos. Isso acontece porque eles acontecem principalmente nos finais de semana ou em datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Pais ou em festas de Carnaval e Ano-Novo”, completa Priscila.

O Mercantil é o melhor parceiro dos comerciantes (donos de açougues, pequenos mercados e outros estabelecimentos) na hora de comprar produtos para o preparo de um bom churrasco, seja para revenda ou para a preparação do alimento, já que oferece preços sempre atrativos. “Quando o assunto é compra de carnes e outros produtos relacionados a churrasco para comercialização, o Mercantil pode ajudar comerciantes com preços diferenciados no balcão de vendas e televendas em compras por atacado”, afirma Alisson Alves, comprador de perecíveis.

 

Paixão de Norte a Sul

Independente da região, os brasileiros são apaixonados por churrasco. Confira algumas características específicas dessa refeição em diferentes regiões do país.

Nordeste

O churrasco nordestino possui várias peculiaridades, especialmente no que se refere às carnes utilizadas e aos acompanhamentos propostos. É tradicional em nossa região o consumo da carne de sol, que é extremamente saborosa e vale a pena ser degustada.

Como acompanhamentos surgem o pirão de queijo ou de leite, o queijo coalho, a tradicional manteiga de garrafa, que confere sabor especial à carne de sol, o feijão de corda, a macaxeira cozida ou frita, e a paçoca, que nada mais é que a carne de sol amassada com a farinha de mandioca, assada na panela.

Apesar de ser muito diferente do churrasco servido em outras regiões do Brasil, o churrasco nordestino mantém a tradição, mas também oferece em suas churrascarias opções de frutos do mar e diferentes tipos de saladas e pratos quentes.

 

Sudeste

No Sudeste, as churrascarias costumam oferecer um pouco de tudo, como buffet de comida japonesa, frutos do mar, carta de vinhos, entre outras opções, permitindo que os consumidores conciliem os mais diversos gostos.

De entrada, é muito comum a presença do pão de queijo e de mini-pastéis de carne e de queijo. Porém, evidentemente existem pratos que não podem faltar quando o assunto é um bom churrasco. A carne mais requisitada nos churrascos da região é a picanha, seguida de algumas carnes de porco. Mas se a proposta for experimentar carnes nobres com cortes diferenciados, existem alternativas à altura desse ideal de sofisticação. Para acompanhar, batatas fritas, farofa de bacon, ovos, linguiça, cebolas fritas e feijão tropeiro são opções bastante populares.

 

Sul

O churrasco faz parte da identidade cultural da região, e é muito valorizado e apreciado, sendo considerado uma das grandes paixões dos gaúchos. No Sul, certos rituais no preparo da carne são seguidos à risca, como, por exemplo, o uso exclusivo do sal grosso para temperar o alimento. Além disso, os procedimentos são milimetricamente calculados, o que inclui até mesmo medir a distância da carne até a brasa.

A picanha e a costela são as estrelas do churrasco gaúcho e têm como acompanhamento imprescindível o conhecido molho à campanha, feito com cebola, tomate, pimentão, vinagre, azeite e um pouco de sal. Como acompanhamentos extras, são tradicionais o arroz branco (ou arroz carreteiro), a maionese, o pão de alho e a linguiça, normalmente como entrada.

 

No Mercantil você encontra tudo o que precisa em matéria de churrasco!

✓Carnes (bovinas, suínas e de aves)          
✓Bebidas
✓Carvão
✓Pão de alho
✓Sal grosso  
✓Queijo coalho        
✓Copos, pratos e talheres descartáveis     
E muito mais!

Você vai gostar também

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados