Facebook

Blog

Os mercados de vizinhança têm se destacado como o segmento supermercadista que mais cresce nos últimos anos.

Os mercados de vizinhança têm se destacado como o segmento supermercadista que mais cresce nos últimos anos. Em 2013, por exemplo, os estabelecimentos que dispõem de um a quatro check-outs registraram aumento de 3,1% no volume comercializado.

De modo geral, o crescimento dos mercados de vizinhança deve-se à busca do consumidor por comodidade, proximidade e praticidade para a realização de suas compras. Fazer as compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido, e isso é significativo em um mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo.

É importante que o empresário desse setor conheça o comportamento do consumidor nesse ambiente de compras. De acordo com o Estudo Setorial Minimercados, realizado pelo Sebrae, o tíquete médio nesses estabelecimentos é de R$ 42,00, e o cliente costuma comprar itens de necessidade de consumo diário, sendo, em maioria, produtos de mercearia, açougue, padaria, frios, laticínios e hortifruti, que correspondem a mais de 60% do faturamento do mercadinho.

O pequeno empreendedor deve conhecer suas potencialidades para que consiga se posicionar bem no mercado. De acordo com o estudo do Sebrae, uma forte característica do pequeno varejo é o fato de que é muito comum os proprietários participarem do dia a dia do estabelecimento, ajudando a desenvolver um relacionamento positivo e próximo com clientes que acabam se tornando fiéis à loja. O pequeno varejista ganha no atendimento, pois conhece seus clientes pelo nome e os atende pessoalmente. Quando necessário, as decisões são tomadas de imediato, pois é o dono que está ali. Isso agrada muito aos que estão decidindo por comprar no ponto de venda.

Outro ponto forte dos pequenos mercados é o fato de os colaboradores possuírem certa estabilidade e também proximidade com seu empregador. Em troca, os colaboradores prezam pelo seu trabalho. Isso diminui a rotatividade de mão de obra e gera o estreitamento da relação entre colaboradores e clientes.

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados