Facebook

Blog

Gestão e inovação definem sucesso de supermercado de Curaçá/BA, cliente do Mercantil Rodrigues

 

 

Por: Redação Mercantil Rodrigues (Fotos: Alex Oliveira)

 

Quem faz suas compras no Supermercado Pague Menos, que conta com área total de 1.000 metros quadrados, ambiente climatizado, mais de 40 funcionários, ampla variedade de produtos e um espaço pensado cuidadosamente, desde a fachada até as áreas administrativas, pode desconhecer a longa história que o estabelecimento percorreu até ocupar o posto de maior supermercado de Curaçá, município localizado na Bahia que possui pouco mais de 30 mil habitantes.

Gerenciado pelo casal curaçaense Valdísia do Nascimento França Lopes e Bernardino da Mota Lopes, o supermercado começou a escrever sua história no ano 2000, quando foi inaugurado como um mercadinho, e desde então tem uma trajetória de crescimento a cada ano. “Três anos depois da inauguração, houve a necessidade de mudar para um espaço maior por causa do aumento da demanda. Em 2007, o aumento ainda maior da clientela e a necessidade de novos investimentos fizeram com que o supermercado fosse expandido mais uma vez. A organização do estabelecimento e a variedade de produtos contribuíram para fidelizar os clientes e para que novos clientes aparecessem, sendo preciso mais uma vez procurar um espaço maior. Com isso, pensando nos clientes, planejamos e construímos um novo supermercado, com mais espaço, conforto e qualidade”, afirma a proprietária, referindo-se à nova loja inaugurada em 2017.

A loja, que oferece uma diversidade de gêneros alimentícios, bebidas, materiais de limpeza, higiene pessoal e vários outros produtos, conta com a visita de aproximadamente mil pessoas ao dia. Mas qual é o segredo para essa trajetória de crescimento a passos largos? Para Valdísia, atendimento personalizado com foco no bem-estar do cliente, preço competitivo, variedade de produtos e preocupação constante em inovação são diferenciais que tornam o Supermercado Pague Menos um caso de sucesso. “Desde que inauguramos, por opção religiosa não funcionamos aos sábados. Em contrapartida, priorizamos cada detalhe do negócio, sempre buscando inovar e pensando no bem-estar do cliente. Prezamos muito a questão estética, a limpeza e a organização como um todo. Um ambiente organizado é fundamental para aumentar tanto as vendas como a produtividade dos colaboradores”, declara.

História de empreendedorismo no varejo

Antes de decidirem optarem pela dura rotina de estar à frente de um empreendimento varejista, que oferece uma grande carga de trabalho e pouco tempo de descanso, Valdísia e Bernardino já nutriam o desejo de empreender. “Tanto eu quanto meu marido sempre tivemos o sonho de ter nosso próprio negócio, então tudo aconteceu de forma bastante natural. Como somos naturais de Curaçá, conhecemos muito bem a cidade e vimos aqui uma oportunidade de negócio, por existirem poucos mercados na cidade. Gerenciar um supermercado não é uma tarefa fácil, mas com planejamento, dedicação e muito trabalho fizemos da nossa empresa um grande negócio”, afirma Valdísia.

A divisão das atividades entre o casal gestor é bastante clara: enquanto Bernardino é responsável pela logística de compras, Valdísia assume a parte administrativa e financeira. A rotina dos dois é praticamente a mesma diariamente: logo cedo estão presentes na abertura do supermercado e permanecem todo o período da manhã. Depois saem para o almoço e fazem um pequeno intervalo no início da tarde para retornar em seguida e ficar até o fechamento do local, às 20h.

Sobre os momentos difíceis que fazem parte de qualquer negócio, como aqueles decorrentes da crise econômica que o país ainda atravessa, mas que teve como auge os anos de 2015 e 2016, o segredo, de acordo com a proprietária, é o planejamento. “Foi durante a crise que começamos a construção da nova loja. Vimos nesse cenário a oportunidade de crescer e fizemos um planejamento estratégico, sempre com metas para alcançar os objetivos desejados”, observa.

Quando o assunto é o futuro da empresa, Valdísia espera um crescimento ainda maior da demanda e já projeta um espaço ainda maior para dar conta dessa expansão. Há um ano, quando inauguramos a loja atual, imaginávamos que seria suficiente para atender à demanda, mas já estamos sentindo a necessidade de ter um espaço maior para poder expor uma maior variedade de produtos e atender melhor aos nossos clientes. E se Deus permitir, daqui a cinco ou dez anos, estaremos em um novo espaço. 

Parceria que não liga para a distância

Como ingrediente da boa gestão exercida pelo casal está a seleção de bons fornecedores que, mais do que isso, sejam verdadeiros parceiros de sucesso para o negócio. Mesmo a quase 100 quilômetros da loja Mercantil Rodrigues mais próxima (que fica na cidade de Juazeiro/BA), desde a inauguração do atacarejo os proprietários do Supermercado Pague Menos veem na rede o parceiro ideal para abastecer seus estoques. “Temos uma parceria de sucesso, respeito e fidelidade que começou em 2012 e dura até hoje. Semanalmente recebemos encartes com ofertas especiais e contato telefônico dos vendedores, e uma vez por semana nos deslocamos até a loja com o caminhão do supermercado, para realizar as compras, que vão desde gêneros alimentícios e bebidas a materiais de limpeza. O atendimento personalizado por meio de ligação ou WhatsApp junto com o preço e a variedade de opções disponíveis são alguns dos atrativos que nos levam a optar pelo Mercantil Rodrigues como nosso fornecedor”, afirma a proprietária.

 

Galeria de imagens

 

Você vai gostar também

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados