Facebook

Blog

Se tem uma coisa que praticamente todo nordestino gosta é festa de São João. Este ano o São João está diferente mas a essência da festa permanece: resgatar nossas raízes, mesa farta, música animada e casa decorada. E sempre dá pra inovar. Preparar a festa pode ser uma diversão em família, por isso trouxemos algumas dicas simples, práticas e baratas pro arraiá completo na sua casa.

Comidas

As comidas típicas juninas não se destacam só pelo sabor. Tem coisa mais bonita do que uma canjica bem amarelinha com pozinho de canela? E espiga de milho, cocada, pipoca, paçoca e tudo mais? Então, na hora de decorar sua festa, elas são algumas das coisas mais importantes. Valorize-as deixando bem expostas e parte da decoração já estará resolvida.

Para deixar a mesa mais convidativa, uma boa toalha de chita ou xadrez é um clássico e você ainda pode ousar enfeitando as travessas com retalhos coloridos, fitas de cetim, juta, corda e muito mais. 

Escolha travessas inusitadas como chapéu de palha forrado com tecido, canecas, garrafinhas de vidro, caixinhas de madeira e latas para servir alguns quitutes. 

Bandeirinhas 

Não dá pra pensar nessa festa sem bandeirinhas. Além de super bonitas elas são versáteis e baratas. Você pode fazer com papel de seda, plástico, tecido e até jornal. Tem quem goste daquelas com pontas duplas e únicas intercaladas, mas bandeirinha pode até ser quadrada, com recortes vazados, misturadas com correntinhas de papel, além de outras opções. Os barbantes esticados, cheinhos delas, ficam ainda mais interessantes em lugares abertos onde as bandeiras podem dançar ao vento. 

Uma dica boa é pendurar algumas com desenhos feitos pelas crianças. Assim os pequenos se divertem junto e vão se orgulhar ainda mais do arraiá feito em casa.

Outras opções são mini-bandeirolas presas em palitinhos, em correntinhas sob os pratos, na porta de entrada, na roupa, no chapéu ou onde mais você achar que cabe.

Fogueira

Não é em todo lugar que dá pra acender uma fogueira de verdade, mas nem por isso elas precisam ficar fora da festa. A madeira às vezes é substituída pelo rolinho de papel ou também por outros materiais como gravetos, palitinhos de sorvete, pau de canela, cartolina e por aí vai. O mais comum é usar plástico celofane para simular o fogo, mas fitinhas amarelas e vermelhas, EVA e lâmpadas também podem resolver – o importante é ter cuidado ao escolher as lâmpadas que não esquentam por causa da segurança. 

Chapéu de palha

Nas paredes, na mesa, nas costas das cadeiras, nas portas, como cachepô de plantas… Nem só de cabeça vive um chapéu de palha em época de São João. Coloque vários numa parede só e veja que efeito maravilhoso. Tem uns modelos em miniatura que são uma gracinha e podem ser usados nas pontas das garrafas, para servir docinhos, dar acabamento em embalagens ou prender em tiaras. 

Tecidos

Chita, chitinha e chitão. Xadrez, listrados e coloridos. Os tecidos fazem parte do imaginário junino, não só nas roupas mas também na decoração. 

Grandes cortes de uma peça podem ser presos em paredes e colunas ou colocados atrás da mesa das comidas como uma espécie de painel. 

Os pequenos retalhos também têm vez: cortados, costurados ou desfiados ficam bonitos prendendo os talheres, usados como guardanapo, pendurados nas cortinas e muito mais. Passe o olho pela casa e, com certeza, vai achar um cantinho precisando de um toque colorido. Misturar as estampas com juta e linho também dão super certo.

Fitas

As fitas são muito versáteis e podem ser utilizadas de muitas maneiras. 

Uma boa ideia é uma cortina de fitas de cetim separando um cômodo do outro. Também podem ser usadas para pendurar no lustre, dar acabamento em vasos de plantas, garrafinhas, além de amarrar em outros objetos da casa. Se tiver uma argola grande, pense em envolvê-la com essas fitas coloridas e deixar algumas com as pontas penduradas, pode dar um excelente enfeite aéreo. 

Balão

Pode comprar pronto ou confeccionar em casa. Há vários modelos possíveis, dos mais complexos aos mais simples, como volume ou planificados. Versões de lamparinas – tubos de papel com cortes paralelos – ficam bonitas também. Tenha sempre cuidado redobrado perto de lâmpadas ou outras fontes de calor. 

Flores

Florir a casa também tem tudo a ver com esta festa. As flores naturais em pequenos ou grandes ramalhetes completam a decoração e sempre tem as alternativas de materiais como plástico, tecido, fitas, papel crepon ou EVA. Espalhe pela casa. Se quiser usar os lindos desenhos do chitão, passe cola ou goma laca antes de fazer recortes no tecido, isso pode ajudar no acabamento para não desfiar. Finalize os arranjos com outros materiais que já falamos aqui como palha, juta, cetim e tudo mais que sua imaginação mandar.

Você vai gostar também

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados