Facebook

Blog

Dicas de como evitar desperdícios de matéria­-prima podem evitar reajustes de preço no meio da crise e inclusive aumentar a lucratividade do seu negócio.

Em tempos de crise ou não, é importante que o desperdício seja o menor possível, em qualquer área. O de matéria­-prima não é diferente. Muitas empresas se perdem e acabam fechando por falta de planejamento e por desperdícios que afetam a lucratividade do negócio.

O primeiro passo é sentar e colocar tudo no papel, analisar o que está acontecendo e onde está ocorrendo o desperdício da matéria-prima. Veja onde pode ser reduzida a matéria- prima e onde está sendo utilizada de maneira exagerada. O consumo de forma equilibrada faz com que a despesa seja menor e, consequentemente, não ocorram desperdícios.

Conversar com os colaboradores nesse processo também é fundamental. Mostre o quanto é desperdiçado e o quanto isso significa em números para a empresa. Muitos deles não sabem que o uso indevido ou exagerado, causa desperdícios e reflete diretamente na economia do negócio, portanto, informe-­os quanto a isso. Os colaboradores devem estar a par de todas as informações da empresa, pois eles também devem entender as necessidades e demandas da empresa que estão trabalhando.

A partir disso, faça um balanço, estabeleça um prazo de análise, para ver se ainda está ocorrendo o desperdício, se houve uma redução ou não. Em caso de redução, parabéns: você está no caminho certo, continue planejando e controlando o consumo de matéria- prima. Se ainda existe desperdício, reveja, planeje novamente, converse com os colaboradores, refaça as contas e estabeleça um prazo para a mudança.

É indispensável que o planejamento seja feito sempre e não apenas em épocas de crise. Assim evita-se que o desperdício aconteça novamente e que toda a estratégia tenha que ser refeita.

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados