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O crescimento de 575% no número de hamburguerias na cidade de São Paulo na última década representa bem a expansão do mercado de sanduíches. Hambúrgueres, hot-dogs, sanduíches naturais; todos estão em alta, mas com um ingrediente em comum: a inovação.

O crescimento de 575% no número de hamburguerias na cidade de São Paulo na última década representa bem a expansão do mercado de sanduíches. Hambúrgueres, hot-dogs, sanduíches naturais; todos estão em alta, mas com um ingrediente em comum: a inovação.

O hambúrguer simples com pão, carne, queijo e salada ficou para trás. O que tem puxado esse crescimento do mercado são ingredientes inusitados: hambúrguer de pato, de costela, de siri, acompanhados pelos mais variados tipos de queijos e molhos. O toque gourmet revolucionou esse mercado, que apesar de estar ficando cada vez mais concorrido, sempre está disposto a explorar novas receitas.

A onda dos hambúrgueres atingiu também o segmento de cachorro quente. Empresários têm apostado em linguiças artesanais, pães mais refinados e acompanhamentos inusitados.

Essas mudanças vêm acompanhadas também de um reposicionamento de mercado desses pratos. Se antes comer um x-salada ou um cachorro quente era, muitas vezes, uma necessidade, agora, com a nova “cara” dos sanduíches, está virando um programa mais refinado.

Os sanduíches naturais também estão integrados a esse novo status dos sanduíches em geral. Um estudo do Sebrae mostra que a oferta de uma ampla variedade de opções é fator fundamental para o sucesso desses pratos. A montagem do sanduíche se inicia pela sugestão do pão, e ele pode ser de centeio, baguete, australiano, árabe, francês, tradicional, com gergelim, parmesão ou ciabatta. E as opções, que antes se restringiam a peito de peru e atum, agora foram expandidas para rosbife, kani, pasta de ricota, frango e salmão.

Nesse segmento o que tem feito muito sucesso é a montagem do sanduíche de acordo com o gosto do cliente. É ele quem escolhe o pão, o molho, o recheio e uma determinada seleção de acompanhamentos. Esse método permite a customização do produto dentro da produção em massa, porque todas as escolhas do cliente são predefinidas pelo cardápio do estabelecimento.  

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