Facebook

Blog

Formular bem os preços é essencial para se manter competitivo. Descubra como precificar corretamente!

 

 

Por: Redação Mercantil Rodrigues

 

Faz parte da vida do empreendedor perder o sono vez ou outra. É normal, já que são inúmeros os desafios de quem topou o nobre desafio de empreender. Mas, dentre os vários motivos que podem levar a esse tipo de insônia, boa parte deles podem ser resolvidos com a combinação “informação correta + prática contínua”, como é o caso da formação de preços para produtos e serviços, um assunto que costumar gerar confusão na cabeça de muitos empresários.

E falando sobre precificação, a justificativa é válida, graças à relevância do assunto para a saúde do negócio e às consequências possíveis ao ignorar a formulação adequadas de preços. A precificação adequada é mais importante do que a venda, pois se o empresário precificar seus produtos e serviços com margem negativa, quanto mais vender, maior será o prejuízo. Apesar de parecer pouco provável um sucesso de vendas se tornar prejuízo, isso é bastante comum nas empresas que não têm controle das receitas e despesas e não compreendem como elaborar a precificação. “O fator preço é um dos mais importantes para o sucesso do varejo, mas também do mercado de alimentação fora do lar. Há segmentos em que a ‘briga’ acontece por centavos, e a precificação correta faz toda a diferença no resultado da empresa”, declara Claudia Osna, professora de varejo digital e comunicação organizacional do Centro Universitário Internacional Uninter. 


Foco nas informações

Uma das principais informações que o empresário precisa ter em mãos ao pensar na formação correta de preços são os custos fixos e variáveis do negócio. “Os custos fixos são as despesas que, independentemente das vendas, não têm variação. São compromissos assumidos, como, por exemplo, aluguel, conta de luz, internet, folha de pagamento, contador, sistema de gestão, entre outros. Os custos variáveis, assim como o próprio nome já diz, variam conforme o aumento das vendas, como impostos, comissões e mercadorias compradas para revenda ou despesas para a elaboração do serviço prestado”, afirma o especialista em gestão de negócios e sócio da Prosphera Educação Corporativa, Haroldo Matsumoto.

Os fatores mercadológicos, como a concorrência e a compatibilidade do preço com o mercado, também influenciam diretamente a precificação.  “Há muitos anos, na era industrial, eram calculados os custos dos produtos e serviços, e depois inserido o lucro desejado e tínhamos o preço de venda. Hoje, com a concorrência, o empresário deve analisar tanto o preço do mercado quanto o preço praticado pelos concorrentes mais próximos para se manter competitivo, ou o produto ficará parado na gôndola. Claro que, além do preço menor, é possível agregar valor ao produto/serviço e conseguir cobrar um valor superior aos concorrentes, porém desde que o cliente valorize esse diferencial. Caso contrário os custos vão ser aumentados e ficará ainda mais difícil vender”, declara Haroldo. “O maior erro ao precificar é simplesmente copiar o preço final de venda do concorrente. O empresário acaba fazendo algo sem ter ideia dos custos da operação do concorrente e nem da sua margem de lucro. A regra é: seja exigente quando se trata do financeiro da sua empresa. Tenha total controle de quanto vende, como recebe, quais são os custos envolvidos, tudo nos mínimos detalhes. Controle com atenção o fluxo de caixa com conciliação bancária, veja as sazonalidades do setor, controle seu estoque e capital de giro necessário, faça orçamentos semestrais e anuais e, desta forma, terá condições de fazer o cálculo de preço corretamente e saber se tem lucro ou se está, no jargão do mercado, ‘pagando pra trabalhar’”, orienta.

Colocando em prática

Depois de ter essas informações em mãos, o próximo passo é definir a margem de lucro, ou seja, o percentual que será acrescentado aos custos totais, formando o preço final do produto ou serviço. É essa margem que definirá qual, de fato, será a lucratividade em cima da venda. Sem ela, apenas paga-se os custos de manter a empresa funcionando, mas não há lucro.


Haroldo Matsumoto

Uma forma bastante simplificada de realizar a precificação é somar os custos totais (custo do produto ou serviço, despesas fixas e variáveis) com a margem (percentual) de lucro desejada. No entanto, existem diferentes métodos e fórmulas para determinar o preço de forma mais apurada. “O método mais comum no segmento de varejo é o índice conhecido como mark-up, em que determinamos os custos fixos e variáveis e estipulamos uma margem de lucro desejada. Feito esse cálculo você terá um mark-up multiplicador ou divisor. Basta aplicar no custo da mercadoria adquirida para revenda”, explica o especialista em gestão de negócios Haroldo Matsumoto.

 

Guerra de preços

Um dos principais benefícios de precificar adequadamente produtos e serviços é saber de forma exata se e quando é possível oferecer desconto para determinado item, evitando o prejuízo mesmo com boas vendas, como citado no início da matéria. Para a professora Claudia Osna, a redução de preços pode ser utilizada, desde de que sob total controle do empresário. “Sou da opinião que os varejistas, sempre que possível, irão fazer uso de descontos e margens baixas. Mas isso deve ser feito de forma controlada, sempre tendo em mente até onde é possível chegar. Há situações em que os varejistas tornam o preço mais barato do que a loja ao lado, e isso se repete sucessivamente até que se chega a um momento em que praticamente não há lucro, além de ‘queimar’ a marca’. A melhor alternativa é criar políticas e exceções para momentos de redução de preços”, orienta.

 

Dicas para a preficicação

  • Tenha controle de todas as receitas e despesas
  • Conheça todos os custos fixos e variáveis
  • Defina a margem de lucro desejada
  • Defina um método/fórmula para precificar (ex.: mark-up)
  • Considere utilizar um sistema on-line de gestão financeira
  • Se tiver dificuldade em começar, peça ajuda ao seu contador
  • Invista em cursos sobre gestão financeira (presenciais ou a distância)

 

 

Você vai gostar também

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados