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Relacionamento com o cliente: saiba como aperfeiçoar o seu negócio

Escute o consumidor, entenda seu comportamento na hora de comprar e saiba superar as expectativas.

Manter um bom relacionamento com os clientes é essencial para o sucesso de seu comércio. Um cliente satisfeito tem grandes chances de voltar ao seu estabelecimento e até mesmo de fazer uma boa propaganda.

Em geral, ao consumir um produto ou experiência, os clientes esperam que a empresa esteja empenhada em satisfazê-lo, que saiba ouvir o que ele tem a dizer e que seja crítica a elogios. Alinhe com seus funcionários a importância de transmitir os valores da empresa, que saibam dar atenção e respeitar os consumidores.

Se for preciso, realize treinamentos com a equipe e simule situações de conflitos para que cada um possa aprender a melhor saída diante do ocorrido, e que as decisões sejam sempre em favor dos clientes!

Lembre também de repassar aos seus funcionários a importância de um bom relacionamento pós-vendas. Se cada funcionário tiver os dados de seus clientes, é possível contatá-los em caso de ofertas e novidades, e isso certamente renderá bons frutos ao seu estabelecimento.