Facebook

Blog

Você sabia que seus hábitos diários impactam muito na saúde dental?

Quando falamos da saúde dental logo lembramos dos cuidados diários...

Escovar os dentes, passar fio dental, bochecho com antisséptico, etc — e visitas periódicas ao dentista. No entanto, não são apenas estes cuidados que devemos tomar para manter a saúde da boca. Há outros fatores, como os hábitos de vida, que podem impactar diretamente no desenvolvimento e mantimento dos dentes.

Fumar produtos com tabaco, abusar de alimentos com açúcar e até mesmo a obesidade oferecem riscos de doenças periodontais. No caso dos fumantes, qualquer problema em desenvolvimento pode avançar muito mais rápido. Estudos mostram que essas pessoas são de três a seis vezes mais propensas a sofrer com doenças periodontais avançadas que os não fumantes, sem contar a demora na recuperação de simples tratamentos ou até a perda total dos ossos da boca. Sabe-se também que o tabaco contribui para um maior risco de desenvolvimento de câncer bucal.

O mantimento dos dentes é algo tão complexo que até mesmo o uso de piercings buscais pode trazer complicações. Retratação da gengiva (que amolece os ossos da boca), infecções, dentes quebrados ou lascados são apenas algumas das consequências do uso de piercings sem acompanhamento.

O açúcar, tão amados pela maioria das pessoas, é a principal ameaça para a saúde bucal. A placa (biofilme dental) metaboliza os carboidratos e causa um acúmulo de ácido, que desmineraliza o esmalte dentário e pode causar cárie. Sem tratamento, a ela pode penetrar fundo no dente e causar dor ou, em casos mais graves, sua perda total.

A obesidade, considerada por muitos médicos como uma doença crônica, está numa crescente desenfreada pelo mundo e leva cada vez mais jovens com maus hábitos alimentares. Pesquisas demonstraram que a obesidade pode elevar o risco de hipertensão, de diabetes tipo 2, de artrite, de doenças cardiovasculares, de problemas respiratórios e cânceres no endométrio, seio, próstata e colo do útero, além de aumentar as chances de desenvolvimento de doenças periodontais.

O que fazer?

  1. O que mais pode ajudar na saúde de seus dentes é deixar de fumar e perder peso.
  2. Os exercidos físicos são bem-vindos, pois ajudam na queima de gordura e diminui a ansiedade sentida pelos fumantes.
  3. Ir ao dentista para uma simples limpeza proporciona a sensação de boca limpa e ajuda num estilo de vida mais saudável.
  4. Livre-se de tudo que pode te levar a fumar, como cigarros, isqueiros e cinzeiros. Quando a vontade bater, escove os dentes. Isso ajuda a “enganar” o cérebro.
  5. Use substitutos bucais saudáveis para ajudar a eliminar os desejos. Mascar gomas sem açúcar, comer lanches saudáveis e beber água pode ajudar a diminuir os desejos.

Matéria Patrocinada: Colgate

Gostou? Compartilhe. =)

Você vai gostar também

Powered by: MegaMidia Group - Todos os direitos reservados